Saudações!
Nesse Guia dos Vídeo, vou complementar informações e dicas sobre a criação do seu NPC Follower. Segue o link do vídeo se acaso você não viu. Veja-o para poder entender o guia. Clique Aqui. E aqui também estarei fornecendo links dos programas usados no vídeo. Bem, primeiro vamos aos links dos programas usados no vídeo.
TES5Editor:
Usado na verificação de erros e conflitos entre mods. Também útil para gerar SEQ files.
Skyrim NPC Editor:
Usado para gerar arquivos para o rosto do seu NPC. E evitar o bug da cara escura.
Creation Kit 1.9. Nosteam:(Pirata):
Ferramenta de criação de mods para jogos da Bethesda na Creation Engine.
GenerateSEQ.bat
Arquivo em bat para gerar arquivos SEQ do seu follower. Extraia o arquivo para pasta raiz do seu Skyrim(Onde fica o TESV.exe). Edite o arquivo mundando somete o nome do plugin.(Seu_Follower.esp). Depois execute como no vídeo. Linha de comando:
start creationkit.exe -GenerateSEQ:Seu_follower.esp. Mude colocando o nome do seu plugin.
start creationkit.exe -GenerateSEQ:Seu_follower.esp. Mude colocando o nome do seu plugin.
Bem agora que temos todos arquivos, vamos as dicas e informações complementares:
Vozes e diálogos Vanilla:
Primeiro vamos falar sobre as vozes e os dialogos. Como eu havia dito no vídeo. Temos linhas de diálogos de vários npcs followers do jogo. No vídeo usei o tipo de voz da Lydia. Mas usei os diálogos da Mjoll. Elas possuem packs de voz diferentes. Por isso algumas falas não tem áudio. Mas então como podemos fazer diferente? Simples. Copiando diálogos genéricos dos outros followers. Segue o link da lista de Followers de Skyrim para você saber qual NPC você vai usar como base nos dialogos. Clique Aqui. Nessa lista os mais recomendaveis a serem usados são os Miscellaneous Followers. Porque são os Followers genéricos com diálogos simples e fáceis. Sendo homem ou mulher. Na imagem a baixo vou mostrar os dialogos do Derkeethus (Argonian que pode ser resgatado em Darkwater Pass) como exemplo. Que também são genéricos.
Primeiro na criação do NPC. Vamos selecionar a mesma voz que o Derkeethus usa. E vamos colocar em nosso NPC. No caso é a MaleArgonian. Colando a mesma voz. Hora de ir copiar e editar os diálogos.
FEITO OS DIÁLOGOS, SALVE O MOD.
Fazendo da mesma forma que eu fiz no vídeo com os dialogos da Mjoll. Vamos ir copiando as sentencas. Tomando cuidado com *. Lembre-se que você vai modificar o arquivo debaixo. Com esses cuidados. Não teremos problemas em fazer npcs com outras vozes. Depois de feito isso, gere o arquivo SEQ novamente e o coloque na pasta SEQ do seu Skyrim.
Facções Especiais:
Como eu tinha dito no vídeo. Afim de evitar tretas nos lugares em especial que você colocar seu NPC. Seja follower ou não. É necessário que você adicione a facção do lugar onde você o colocou, do contrário a treta será maligna. Abaixo alguns exemplos de facções mais comuns, que você pode estar vinculando seu NPC. Lembre-se mantenha todos os valores dessas factions diferentes em "0".
PotentialMarriageFaction - Facção que permite que seu NPC se case com o player.
CollegeofWinterholdFaction - Facção dos Magos de Winterhold
CWImperialFaction - Facção da Legião Imperial
DarkBrotherhoodFaction - Facção da Dark Brotherhood.
ThievesGuildFaction - Facção da Thieves Guild.
Como podem ver as facções são bem sugestivas. Basta ter um certo conhecimento em inglês. E se a caso não quiser fazer um follower. É só não colocar as 2 facções de followers.(CurrentFollowerFaction e PotentialFollowerfaction).
Estilo de Combate:
No video tutorial, eu não vinculei nenhum estilo de combate em especial para a Fulana. Trata-se da forma que ele vai se comportar no jogo. Tipo: Se ele vai usar de tudo um pouco ou se vai usar só magia ou só arco, essas coisas... Sakou? Se você deseja que seu NPC tenha um estilo de combate mais apropriado para classe que você escoleu para o seu ele. É bem simples. Usaremos os estilos prontos dentro do game. Siga os passos abaixo:
Textura do Rosto:
Se acaso não estiver satisfeito com o rosto do seu NPC ou decidiu alterar a raça dele ou só o rosto mesmo. Você terá que repertir os passos da importação e exportação de rosto. Sendo a primeira etapa dentro do Skyrim. Onde usando o console command "showracemenu" para abrir a tela de edição de personagem e sem seguida, usando o comando "spf nomedoplayer" tal como no vídeo. Dentro do Creation Kit você vai importa-lo de novo na edição ou criação de NPC.(Lembre-se a raça do rosto exportado tem que ser a mesma do npc em criação). Feito a alteração no rosto. Selecione o NPC, depois pressione as teclas CTRL+ F4. Para gerar parte dos arquivos necessários. Depois vem aquele procedimento no Skyrim NPC Editor. Onde você gera o segundo arquivo necessário. Feito isso o rosto estará atualizado.
Compartilhando o seu mod:
Aqueles que desejam compartilhar suas criações na Steamworkshop ou na Skyrim Nexus ou link direto. É necessário saber separar e organizar os arquivos do seu mod para o funcionamento dele. Siga os seguintes passos, para organizar os arquivos do seu mod:
Crie uma nova pasta em seu Desktop. Nomeie ela de "Data". Dentro dela crie as seguintes pastas:
Lembra no vídeo onde eu mostrei o lugar que fica os arquivos do rosto do NPC? Então vamos recriar aqueles caminhos de acordo com cada pasta. Desta forma criaremos as mesmas pastas dentro da pasta do nosso mod no Desktop. Copiando os arquivos na pasta final. Faça isso com as pastas "meshes" e "textures". No caso da pasta meshes é esse o caminho: Skyrim\Data\Meshes\Actors\Character\FaceGenData\FaceGeom\Fulana_Follower.esp vai haver um só arquivo nessa pasta final.
Concluindo todas essas etapas você vai copiar os arquivos que você acabou de criar mais o arquivo principal do seu mod (Fulana_follower.esp) para a pasta Data que você criou no seu Desktop. Será os seguintes arquivos de acordo com o nome do seu mod.
PotentialMarriageFaction - Facção que permite que seu NPC se case com o player.
CollegeofWinterholdFaction - Facção dos Magos de Winterhold
CWImperialFaction - Facção da Legião Imperial
DarkBrotherhoodFaction - Facção da Dark Brotherhood.
ThievesGuildFaction - Facção da Thieves Guild.
Como podem ver as facções são bem sugestivas. Basta ter um certo conhecimento em inglês. E se a caso não quiser fazer um follower. É só não colocar as 2 facções de followers.(CurrentFollowerFaction e PotentialFollowerfaction).
Estilo de Combate:
No video tutorial, eu não vinculei nenhum estilo de combate em especial para a Fulana. Trata-se da forma que ele vai se comportar no jogo. Tipo: Se ele vai usar de tudo um pouco ou se vai usar só magia ou só arco, essas coisas... Sakou? Se você deseja que seu NPC tenha um estilo de combate mais apropriado para classe que você escoleu para o seu ele. É bem simples. Usaremos os estilos prontos dentro do game. Siga os passos abaixo:
SELECIONE COMBATSTYLE MAIS APROPRIADO PARA CLASSE DO SEU NPC.
Textura do Rosto:
Se acaso não estiver satisfeito com o rosto do seu NPC ou decidiu alterar a raça dele ou só o rosto mesmo. Você terá que repertir os passos da importação e exportação de rosto. Sendo a primeira etapa dentro do Skyrim. Onde usando o console command "showracemenu" para abrir a tela de edição de personagem e sem seguida, usando o comando "spf nomedoplayer" tal como no vídeo. Dentro do Creation Kit você vai importa-lo de novo na edição ou criação de NPC.(Lembre-se a raça do rosto exportado tem que ser a mesma do npc em criação). Feito a alteração no rosto. Selecione o NPC, depois pressione as teclas CTRL+ F4. Para gerar parte dos arquivos necessários. Depois vem aquele procedimento no Skyrim NPC Editor. Onde você gera o segundo arquivo necessário. Feito isso o rosto estará atualizado.
Compartilhando o seu mod:
Aqueles que desejam compartilhar suas criações na Steamworkshop ou na Skyrim Nexus ou link direto. É necessário saber separar e organizar os arquivos do seu mod para o funcionamento dele. Siga os seguintes passos, para organizar os arquivos do seu mod:
Crie uma nova pasta em seu Desktop. Nomeie ela de "Data". Dentro dela crie as seguintes pastas:
Lembra no vídeo onde eu mostrei o lugar que fica os arquivos do rosto do NPC? Então vamos recriar aqueles caminhos de acordo com cada pasta. Desta forma criaremos as mesmas pastas dentro da pasta do nosso mod no Desktop. Copiando os arquivos na pasta final. Faça isso com as pastas "meshes" e "textures". No caso da pasta meshes é esse o caminho: Skyrim\Data\Meshes\Actors\Character\FaceGenData\FaceGeom\Fulana_Follower.esp vai haver um só arquivo nessa pasta final.
Feito isso com essas duas pastas, agora iremos colocar o arquivo SEQ do nosso follower dentro da pasta SEQ do nosso mod no Desktop. Não tem mistério. Fazendo isso agora vamos criar copias dos scripts dos dialogos para evitar bugs e conflitos. Criaremos uma extensão do nosso mod em .bsa.
Abra o Creation Kit, carregue seu mod. Vá em file > Create Archive > Pack files (Se der algumas daquelas menssagens de erro é só fazer com as outras ignore ou cancele). Salve com o mesmo nome do mod.
Seguindo essas dicas você não terá poblemas em compartilhar seus mods por ai. Creation Kit é isso, é fuçando nele e pesquisando tutoriais é que você aprende. Dúvidas ou sugestões por favor deixe seus comentários abaixo.
Aqui eu encerro esse guia. Obrigado a todos. E que seus caminhos sempre os levem a terras de areias quentes, vlw e flw!